domingo, 14 de julho de 2013

Ensino da Tabela Periódica


INDRODUÇÃO
A tabela periódica é a disposição sistemática dos elementos, na forma de uma tabela, em função de suas propriedades. Vários cientistas procuravam agrupar os átomos de acordo com algum tipo de semelhança, mas o químico russo Dmitri Ivanovich Mendeleev (1834-1907), foi o primeiro a conseguir enunciar cientificamente a seguinte lei: "As propriedades físicas e químicas dos elementos são em função periódica da massa atômica”.1
A tabela de Mendeleiev deixava alguns espaços vazios, prevendo a existência de elementos ainda não descobertos, levava em consideração várias propriedades físicas e químicas associadas aos elementos e permitia prever as propriedades que estariam associadas a alguns elementos ainda não descobertos.2
O ensino de química no nível médio é um desafio para muitos professores, então buscamos melhores resultados com o uso de diferentes metodologias, como uso do jogo didático e contar a historia da tabela de Mendeleiev, que expõe de uma forma diferenciada a importância dos elementos químicos, auxiliando o ensino e estimulando o interesse dos alunos pelas aulas de química.
Com esse intuito trabalhou-se com os alunos de uma escola pública Estadual, envolvidos no projeto pelo PIBID, foi exposta a história de Mendeleiev, para introduzir a matéria trabalhada, e a formação da tabela periódica, explicando a importância da tabela no ensino de química. No final das aulas foi dado uma tabela, como um jogo didático, para que estes montassem, analisando as propriedades periódicas. Outra atividade foi proposta para que eles confeccionassem de uma tabela como a de Mendeleiev.

RESULTADOS E DISCUSSÃO
Foi possível notar que os alunos se interessaram pela história da tabela periódica, debatendo e participando mais das aulas de química. A aplicação do jogo ajudou a que eles entendessem alguns conceitos importantes das propriedades periódicas, tornando assim a aula mais prazerosa, demostrando assim como um jogo didático pode ser uma alternativa viável contribuindo no processo de aprendizagem.
Analisando os resultados podemos observar que fazendo um espaço de interação com os alunos, que desperte o interesse e transmita o conteúdo necessário de forma dinâmica, sem deixar perder o foco da matéria trabalhada, ajuda no processo de aprendizagem, como diz Junior (2010): “Acredita-se que por meio da integração dos conhecimentos, muitas vezes esparsos dessa ciência, em uma visão holística, é possível fazer da sala de aula mais que um espaço de simples absorção e acúmulo de informações”.3
Assim nota-se uma necessidade maior de inserir outras atividades, como os jogos lúdicos em sala de aula, para motivar a socialização entre os alunos e consequentemente melhorar a aprendizagem.4

CONCLUSÃO
Neste trabalho o jogo foi adaptado para o ensino da química, promovendo a interação da turma e contribuindo no processo de construção do conhecimento, levando os alunos ao prazer de aprender quando se deparam com o domínio estudado. Assim trabalhar com o jogo didático e com a história da química, demostrou ser muito mais interessante e produtivo para despertar nos alunos a atração pelo conteúdo trabalhado em sala.

Referências
 1TOLENTINO, Mario; ROCHA-FILHO, Romeu C.; CHAGAS, Aécio Pereira. Alguns aspectos históricos da classificação periódica dos elementos químicos. Quím. Nova,  São Paulo,  v. 20, n. 1, Feb. 1997. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-0421997000100014&lng=en&nrm=iso>. access on  04  June  2013.
2 STRATHERN, Paul. O Sonho de Mendeleiev – A Verdadeira História da Química; Editora Zahar.
3JUNIOR, Wanderley C.A., “Química em geral” A partir de uma tabela periódica no Microsoft excel: uma estratégia de ensino de química na educação básica, Universidade do Grande Rio, 2010.
4NARDIN, Inês B.C., Brincando Aprende-se Química. Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/688-4.pdf> Acesso em 22/06/13.

AGRADECIMENTOS
Ao professor coordenador do PIBID: Arlindo Teixeira
Ao professor orientador do projeto: Márcio César Braga Batistele
Aos alunos que participaram do 2º ano da Escola Estadual.

Apoio: PIBID (Capes), IF Sudeste MG – Barbacena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário