sábado, 17 de novembro de 2012

Analogias em Química

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc27/04-ibero-3.pdf


O USO DE ANALOGIAS EM LIVROS DIDÁTICOS

Foram avaliados três livros didáticos para o ensino da química no segundo ano do ensino médio, relacionado ao tema Cinética Química, foram eles:

1º.    Livro: Química, físico-química
Autor: Ricardo Feltre
6ª Edição, editora Moderna, 2004.

2º.    Livro: Química na abordagem do cotidiano
Autor: Tito e Canto
1º Edição , Editora Moderna, volume único, 1998
3º.    Livro: Química na abordagem do cotidiano
Autor: Tito e Canto
4º Edição , Editora Moderna, volume 2, 2006

            O segundo livro não traz nenhum tipo de analogia, apenas conceitos científicos e exemplo de forma bem objetiva, sem nenhuma outra forma de pesquisa e de ensino. O primeiro livro citado acima traz poucas analogias, porem não são muito explicitas, apenas demostra e deixa a cargo da imaginação do aluno, relacionar a analogia com o conteúdo cientifico, mas traz charges criativas que estimula a curiosidade e o interesse do leitor. Já no terceiro livro, o autor traz bastantes analogias de forma bem clara e com bastante frequência, relacionando e explicando a analogia como conceito de cinética química. A falta de explicação nos livros didáticos das analogias com o conceito químico corre o perigo de gerarem ideias não desejadas na mente dos estudantes.
O formato das analogias apresentadas mostrou que a minoria é de forma escrito-verbal e a maior parte é pictórico-verbal, onde é usada uma gravura e/ou uma fotografia. O autor Tito e Canto na sua 4ª edição traz as analogias de forma bem clara, com gravuras e explicações ao lado, relacionando com a matéria, já no livro do Feltre as analogias não são claras e trazem apenas gravuras sem explicações e algumas charges divertidas relacionadas com o tema do capítulo, mas também sem nenhum comentário explicativo.
As analogias tratadas no texto trazem uma função explicativas, nas que colocam os conceitos e princípios novos da matéria relacionado com termos familiares (conhecidos), o que no ocorreu no 3º livro estudado. Já a função criativa, é quando estimula a solução de um problema e a generalização de hipóteses, o que ocorre com as charges no livro do Feltre.
Podemos observar alguns pontos positivos e negativos das analogias apresentadas nos três livros:
Positivos:
·        Estimulam o interesse do estudante;
·        Estimulam o estudante a buscar entender a relação do conhecido com o desconhecido;
·        Desenvolvem as capacidades de raciocínio e criatividade;
·        Tornam o conhecimento cientifico mais interessante, e mais visível os conceitos abstratos;
·        Ajudam na compreensão dos conceitos da matéria.

Negativos:
·        A analogia pode não atingir o conceito que se pretendia, não ficando explicita sua utilidade;
·        Algumas analogias são expostas de forma pouco clara;
·        Faltam explicações das relações das analogias com as matérias de química;
·        Termos não claros podem confundir os alunos, e passar conceito de forma errada;
·        Traz a necessidade da intervenção do professor para esclarecer as analogias.



CYNTHIA NATHALIA PEREIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário